(Zen Nihon Kendo Renmei ou ZNKR) Jodo

Jodo significa literalmente “a via do Jo”, i.e. do bastão de madeira (de média dimensão).

As técnicas mais divulgadas desta arte são as adotadas pela Zen Nihon Kendo Renmei ou ZNKR (Federação Japonesa de Kendo) com base no currículo que foi desenvolvido a partir de uma fonte importante do Jojutsu tradicional, baseada na tradição estabelecida pelo Samurai do Sec. XVI, Muso Gonnosuke (Katsuyoshi).

A prática do Jodo exige elevada destreza manual, disciplina postural, boa coordenação, e a capacidade para agir instantaneamente em função de avaliações corretas e decisões acertadas, incorporando em cada ação ou movimento a noção exata de espaço, velocidade e força, imbuídas de um espírito corajoso e indomável.

O Jodoka, i.e. o praticante de Jodo, aprende e desenvolve dois papéis, o do Jo (Shijo) e do sabre (Uchidachi), e é através do treino repetido de formas ou sequências predefinidas, designadas por Katas, que vai aperfeiçoando o domínio técnico destas armas.

A prática é estilizada e normalmente realizada em pares, sendo segura e aberta a todas as idades (a partir dos 16 anos) e condições físicas.