Informações

Para iniciar uma prática:

  1. Aulas experimentais
    É conveniente e aconselhável marcar uma ou mais aulas experimentais antes de se proceder à inscrição. Para este efeito, deve-se solicitar autorização prévia ao instrutor responsável, comunicando o interesse e obtendo a sua aprovação para participar nas aulas.
  2. Inscrição na associação
    Posteriormente, a admissão é feita mediante pedido devidamente formalizado, conforme previsto do Regulamento Interno do Asakazekan.

Iaido e Jodo

Sábados, das 10:00 às 12:00 (Pavilhão UINFOC, Campus de Santiago da Universidade de Aveiro, Aveiro)

Terças-feiras, das 20:00 às 21:00 (Pavilhão UINFOC, Campus de Santiago da Universidade de Aveiro, Aveiro)

Kendo

Quintas-feiras, das 20:00 às 21:30 (Pavilhão UINFOC, Campus de Santiago da Universidade de Aveiro, Aveiro)

Sábados, das 16:30 às 18:00 (Pavilhão UINFOC, Campus de Santiago da Universidade de Aveiro, Aveiro)

O uniforme de Jodo e Iaido ou Kendo é composto por um Keiko-gi (casaco) e Hakama (saia-calça). O uniforme de Jodo e Iaido inclui também um Obi (cinto). O casaco pode ter o nome da disciplina: Jodo-gi, Iaido-gi ou Kendo-gi ou apenas referir-se à prática (Keiko-gi). As cores normalmente utilizadas em Iaido são o preto ou o branco. As cores normalmente utilizadas em Jodo e Kendo são o azul ou o branco. Os uniformes devem ser de uma só côr (ou totalmente pretos, ou totalmente brancos ou totalmente azuis).

Os principiantes, sobretudo durante a fase introdutória à prática, podem utilizar outro vestuário mediante o acordo obtido do respetivo instrutor.

Obi.

Consoante a modalidade, são utilizadas diversas armas.

Todas as armas são normalizadas e próprias para a prática, respeitando materiais, normas de segurança e medidas que são pré-definidas pelas entidades internacionais, reguladoras das mesmas.

Não podem ser utilizadas armas que não obedeçam à aprovação prévia dos instrutores, que saberão aconselhar os praticantes dos locais mais apropriados para adquirir os equipamentos, bem como quais as caraterísticas a ter em conta para que o material adquirido seja apropriado para o nível técnico do praticante, bem como a intensidade ou exigências da prática.

Variedades de Bokken

Em todas as modalidades, é comum utilizarem-se sabres de madeira maciça (Bokken ou Bokuto).

Bastão Jō

A arma específica, utilizada na prática de Jodo é o Jo, ou bastão de madeira de dimensão média.

Iaito

Para praticar Iaido é necessário um Iaito, i.e. sabre de Iai, que é uma réplica fiel do sabre japonês tradicional ou nihonto genuíno mas sem lâmina viva.

Shinai

Já o Kendo, requer um Shinai ou sabre de bambú, que tem caraterísticas próprias, adequadas à prática desta modalidade.

Em termos gerais, a prática de Jodo e Iaido não requerem material de proteção específico.

Já o Kendo requer obrigatoriamente um conjunto próprio de proteções ao qual se dá o nome de Bogu (armadura de proteção).

O Bogu é pois constituído por quatro elementos: O Men (para proteger a cabeça); o Do (para proteger o torso); Os Kote (para proteger as mãos e os pulsos); e o Tare (para protegar o baixo abdómen).